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Foi numa casa alugada, no Caminho das Árvores, adaptada para ser uma escola onde tudo começou!!!

A Escola Recanto de Viver nasceu em 1995 com uma proposta educacional inovadora: um berçário e escola infantil de turno complementar com o objetivo de educar crianças de 4 meses a 7 anos de idade (berçário a alfabetização), onde as famílias pudessem trabalhar com tranquilidade e deixar seus filhos num lugar seguro, com profissionais responsáveis e capacitados, que favorecessem condições adequadas para o desenvolvimento cognitivo, psicomotor, emocional e social das crianças.

Em 2007, com a implantação do Ensino Fundamental de 9 anos, a escola Recanto de Viver passou a cuidar e educarcrianças até 6 anos, deixando de oferecer as classes de alfabetização e se tornando especialista na Primeira Infância.

Em 2013, buscando realizar um trabalho de qualidade associada a demanda contínua de famílias interessadas em matricularem seus filhos na escola, houve a necessidade de ampliação e modernização da estrutura física. Foi assim, que adquirimos o imóvel ao lado para oferecer mais espaço e conforto as crianças.

Passados 25 anos, a escola continua se expandindo e atuando com competência e merecido reconhecimento profissional, sem perder de vista o seu propósito de contribuir para a formação de sujeitos investigadores, pesquisadores, criativos e autônomos. Dessa forma, em 2022 implantaremos o 1 ano do Fundamental 1, garantido a integração e a continuidade dos processos de aprendizagens de nossas crianças . Portanto, esperamos contar com todas as pessoas que fizeram e fazem parte da Recanto de Viver para que ela prossiga a sua missão de continuar promovendo uma educação de qualidade.

A Escola Recanto de Viver tem como missão promover uma educação de qualidade, favorecendo o desenvolvimento do potencial de cada ser humano e respeitando seu ritmo de aprendizagem, a fim de torná-lo agente de transformação de uma sociedade justa, igualitária e sustentável.

Ser uma escola de excelência e destaque no Berçário, na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ano), reconhecida pelo profissionalismo do serviço complementar oferecido à criança, mantendo-se com qualidade e ética nos seus processos e resultados.

Responsabilidade social: Exercer a cidadania contribuindo, por meio da Educação, para o desenvolvimento da Sociedade e respeito ao meio ambiente sustentável.

Ser humano: Propiciar tratamento justo a todos, valorizando o trabalho em equipe, estimulando um ambiente dialógico, de aprendizagem, respeito, fidelidade, afetividade, honestidade, integridade, generosidade, colaboração e autoestima

Gestão: Valorizar e seguir os princípios da Transparência, Equidade, Prestação de Contas e Responsabilidade Corporativa

Qualidade: Estimular a inovação e a criatividade, de forma planejada e integrada, com foco nos resultados, propiciando a perenidade da organização.

Reunindo todas as informações referente a vida escolar do seu filho, de modo prático, virtual e interativo.

As turmas são organizadas com base no critério de proximidade das idades e quantidade de inscritos, observando o limite de crianças por grupo. Essa prática favorece bons resultados para as relações sociais e o aprendizado.

Os alunos do turno complementar têm uma rotina atrativa com esportes, artes, acesso a brinquedos de construção e encaixe, bem como brincadeiras que favorecem jogos simbólicos, e, também, vivenciais corporais e musicais e atividades sensoriais e habituais como: banho, alimentação, escovação de dentes e descanso após o almoço. Esses momentos são acompanhados pelas auxiliares que cuidam e orientam as crianças para que criem hábitos saudáveis e desenvolvam a autonomia.

As ações e as experiências que marcam o período complementar têm como pressuposto a interação entre as crianças do G1 ao G5, com base no repertório que possuem, valorizando as trocas significativas que podem ocorrer entre os diferentes saberes.

Na configuração dos grupos o que prevalece é a convivência e as produções coletivas a partir dessas interações, como em momentos de brincadeiras, de movimentos corporais e arte, sendo necessária a contribuição de todos.

A interação entre as crianças é o que norteia o nosso trabalho, por acreditarmos que a relação entre as diferentes idades e os saberes trocados por elas, assim como as experiências vividas são de extrema importância para o desenvolvimento e o aprendizado, contribuindo para a construção da autonomia nas suas ações e escolhas.

O turno complementar é oferecido de forma opcional, durante o ano letivo, de fevereiro a dezembro, associado ao período pedagógico e busca atender as necessidades de permanência da criança na escola em tempo complementar, funcionando no horário oposto ao das atividades pedagógicas.

As atividades pedagógicas realizadas no turno complementar serão acompanhadas por recreadoras e auxiliares, focando as funções de cuidar e estimular o desenvolvimento das crianças sob a supervisão da equipe pedagógica, buscando atingir os seguintes objetivos:

  • a- Desenvolver a autorregulação e coordenação psicomotora;
  • b- Formar hábitos de higiene e de alimentação saudável;
  • c- Atender às necessidades individuais de sono e descanso;
  • d- Ampliar as habilidades socioafetivas e as cognitivas;
  • e- Participar expressivamente das atividades propostas.


A Escola recanto de Viver viabiliza o processo sistemático de construção do conhecimento, envolvendo as diversas áreas do saber, reconhecendo a individualidade de cada aluno e valorizando o coletivo, por meio do processo de socialização, na busca do desenvolvimento de competências, habilidades e aprendizagens necessárias à vida em sociedade, estabelecendo o equilíbrio entre as diferentes dimensões da formação do ser humano.

No 1º ano, a metodologia continuará sendo a mesma da Educação Infantil, oferecendo uma ponte entre uma fase e outra, sem fragmentar o aprendizado. Serão valorizados o cotidiano e os projetos que conectem as crianças aos múltiplos objetos de conhecimento de forma a aguçar sua curiosidade, criatividade, pensamento científico, raciocínio lógico, capacidade investigativa, bem como o desenvolvimento da leitura e escrita.

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ) e com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de Nove Anos (conforme Resolução CNE/CEB nº 7/2010), a escola assume o compromisso de alfabetizar os alunos até o final do 2º ano do Ensino Fundamental, garantindo amplas oportunidades para que as crianças se apropriem do sistema de escrita alfabética e da leitura, de modo articulado ao desenvolvimento de outras habilidades de leitura e escrita, e ao seu envolvimento nas práticas diversas de letramento, organizando a área de linguagens com os seguintes componentes curriculares: Língua Portuguesa, Arte, Educação Física e Língua Inglesa.

Em cada componente, o trabalho com as linguagens deve privilegiar que todo diálogo sempre envolve os sensos crítico, estético e ético, em situações comunicativas ligadas às instâncias do verbal, do corporal, do visual, da sonoridade e/ou do digital.

As competências específicas da área de Linguagens, presentes na Escola Recanto de Viver e referenciadas pela BNCC, definem as aprendizagens essenciais que devem ser asseguradas a todos os estudantes pelo conjunto de componentes curriculares que integram essa área.

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