A Escola Recanto de Viver busca à educação que propicia a aprendizagem ativa e a participação do aluno na construção de conhecimentos. Valoriza as diversas estratégias metodológicas, assim como o olhar docente para a aprendizagem do aluno.

Desse modo, devem ser oferecidas aos estudantes oportunidades de contato com diversas fontes de informação e orientações, assim como ambientes ricos em estímulos. A sala de aula deve constituir-se num espaço de trocas interpessoais, de debate e reflexão acerca das experiências prévias de alunos e professores com vistas ao aprendizado do novo.

Devem ser valorizadas as atividades nas quais o aluno possa estar em contato com diferentes ambientes, realizando observações, expandindo seus horizontes culturais e desenvolvendo seu senso crítico, criativo e estético.

A metodologia adotada pela Escola Recanto de Viver promove o protagonismo do aluno, favorecendo a estruturação e expansão do conhecimento, tendo o professor como função principal, a mediação de forma a compreender como o aluno constrói o conhecimento, como aprende, estuda, tece sua teia de saberes para que a aprendizagem se consolide e seja significativa.

A finalidade é, portanto, desenvolver nos estudantes habilidades e competências que serão a base para criações em áreas distintas e para a resolução de situações-problema pessoais ou coletivos ao longo da sua vida, conforme a BNCC: “Conhecimento; pensamento científico crítico e criativo; repertório cultural; comunicação; cultura digital; trabalho e projeto de vida; argumentação; autoconhecimento e autocuidado; empatia e cooperação; responsabilidade e cidadania”.